Além de promover o debate e apontar os desafios e oportunidades para o fortalecimento e comercialização da produção, o evento trará amostra e degustação de produtos da agricultura familiar.

“O Estado de Rondônia é reconhecido pela sua rica produção agrícola, especialmente aquela proveniente da agricultura familiar. No entanto, apesar dos esforços dos Governos Federal, Estadual e Municipais em promover a inclusão social e econômica desses produtores, ainda é preciso fortalecer as políticas públicas que incentivem o desenvolvimento e a comercialização de seus produtos”. A observação é do presidente da UNICAFES Rondônia (Sistema de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Rondônia), Sandro Souza, ao anunciar a realização do Seminário Estadual sobre Compras Públicas e Mercados Institucionais, que acontecerá na próxima sexta-feira (26), às 14 horas, no auditório principal da 10ª Feira Rondônia Rural Show Internacional.

O seminário é uma realização da instituição cooperativista em parceria com organizações do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada, com objetivo de promover o debate sobre compras institucionais e apontar os desafios e oportunidades para o crescimento e a venda da produção agrícola familiar. O evento será conduzido em quatro momentos, sendo a apresentação de três painéis e uma rodada de negócios com amostra e degustação de produtos da agricultura familiar.

Para Sandro Souza, “a atividade irá contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, promover a troca de experiências e informações entre produtores e órgãos públicos compradores, e, também, gerar oportunidades de negócios”.

O melhoramento e o avanço dos mercados institucionais, como os programas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), também será tema em destaque no seminário, que contará com a participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Governo do Estado, Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Rondônia (FETAGRO), Comissão pastoral da Terra (CPT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), além de agricultores familiares organizados em cooperativas, associações e sindicatos.

A UNICAFES Rondônia tem ressaltado que estes mercados institucionais são importantes alternativas de inclusão socioprodutiva para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, contribuindo para geração de trabalho e renda. E que, com essa relação, todos se beneficiam: os agricultores familiares vendem mais, as instituições compram melhor e a população consome alimentos mais saudáveis.

Related projects