ATUAÇÃO
A UNICAFES Rondônia busca fortalecer o cooperativismo por meio da representação de ofertas e serviços, de modo a alcançar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável com inclusão produtiva e equidade de gênero, geração, raça e etnia. Tem como princípios norteadores a organização com base nas pessoas, participação democrática, ética e controle social. Busca promover a autonomia e pluralidade dentro dos debates, o respeito ao meio ambiente e o fortalecimento da agricultura familiar. Atua pela promoção da qualidade de vida, trabalho e renda para quem vive no campo e fornece alimentos saudáveis para as famílias rondonienses.
GESTÃO
Desenvolver e implementar ações de gestão e governança, promovendo o desenvolvimento e crescimento do sistema UNICAFES-RO. Atuar no/para o processo administrativo, respeitando o princípio da gestão solidária com empoderamento das pessoas e cooperativas.
NEGÓCIOS E COMERCIALIZAÇÃO
A sustentabilidade econômica do cooperativismo perpassa pelo processo de comercialização e negócios. Identificar oportunidades e desenvolver estratégias de acesso aos diferentes mercados para os agricultores familiares. Temos como princípio norteador discutir o mercado com base na sustentabilidade social, de modo que promova o crescimento do produtor local, dando-lhe possibilidade de se tornar referência no seu negócio.
INCLUSÃO SOCIAL
Desenvolver estratégias e ações de inclusão de mulheres, jovens, e povos tradicionais de comunidades na produção, gestão e comercialização. Fomentar uma política de inclusão destas representações nos espaços institucionais, nos processos formativos, sistemas produtivos e e participação nos resultados econômicos, considerando ainda a sucessão rural.
MEIO AMBIENTE
Atuar, acima de tudo, com respeito ao meio ambiente. Defender e promovee o desenvolvimento socioambiental na agricultura familiar, aliando a sustentabilidade ambiental com a produtiva e a econÔmica. Fortalecendo o cooperativismos sustentável e solidário.
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
Ampliar a oferta de assistência para as cooperativas de produção e processos de melhorias para as cadeias produtivas. Ressaltar por meio de debates e ações a alimentação como direito fundamental, e o papel da agricultura familiar na produção de alimentos adequados e saudáveis. Além de atuar sob a compreensão de que é preciso produzir, de fato, alimentos e não comodites, com compromisso no combate a fome.